Para que serve a Associação de Pais?
De facto, a Associação de Pais vive, apenas do apoio de alguns Pais mais interessados e dinâmicos, conhecedores da importância de uma Associação atuante.
Mas... porquê? - Perguntarão os menos informados ou sensibilizados - afinal ... para que se dão a esse trabalho? Todas estas respostas são simples:
- Associação de Pais é a forma organizada e legal que os Pais e Encarregados de Educação pode e devem utilizar para conseguirem a melhor vida escolar possível para os nossos filhos e educandos, dado que estamos representados em várias estruturas da Escola, nomeadamente no Conselho Geral e Conselho Pedagógico.
- Damo-nos a todo este trabalho que exige uma Associação de Pais, apenas e somente, porque mesmo na Escola continuamos a ter responsabilidades sobre os nossos filhos e educandos .
Ainda há infelizmente, quem pense que a Escola é um sítio simpático, onde se podem deixar os filhos durante as horas em que ser tem de ir trabalhar, e onde existem umas pessoas que têm a obrigação de tomar conta dos jovens e de lhes fornecer educação, civismos e instrução. Nada mais errado!
A formação dos jovens tem de ser , tanto quanto possível, um ato conjunto , dos Pais e da Escola!
O binómio Pais/Escola tem de estar cada vez mais, activo e actuante durante todo percurso escolar do jovem , e não pode ser negligenciado pois, se o for, é enorme, nos tempos que correm o risco do jovem se perder por "caminhos" que não o conduzirão, por certo , a um bom destino futuro.
Para além do acompanhamento individual da vida escolar do seu filho dentro da escola, é através desta que os pais comunicam com a Direcção da Escola, nomeadamente fazendo-lhe chegar as suas expectativas, preocupações ou recomendações.
Como estrutura representativa de um colectivo, os pais dos alunos da escola, a intervenção da Associação de Pais na Escola será tanta, ou tão pouca, quanta os pais manifestem aos seus Orgãos Sociais. Nesse sentido, apelamos à participação dos pais nos trabalhos da associação, nomeadamente comparecendo nas assembleias-gerais, que são convocadas sempre que necessário, de acordo com os Estatutos da Associação.
Fazer parte da Associação de Pais é ajudar a que tudo funcione bem e tenha a qualidade, dentro dos limites da nossa competência.
0 Comente por favor...:
Enviar um comentário