“Pais e professores lutam pelo mesmo sonho - o de tornar os seus filhos e alunos felizes, saudáveis e sábios - e cultivam os terrenos mais difíceis de serem trabalhados: os da inteligência e da emoção.” Augusto Cury
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domingo, 30 de janeiro de 2011

O Papel dos Pais e Encarregados de Educação

A escola, especialmente ao longo do Ensino Básico e Secundário, deixou de visar apenas a transmissão de conhecimentos para privilegiar o desenvolvimento de:

• Capacidades e aptidões dos alunos;
• Atitudes de autonomia pessoal e de cidadania.

Mas, para que essa finalidade se cumpra, é necessário aproximar a escola ao meio familiar e social em que a criança e o adolescente vivem, já que aos pais e encarregados de educação cabe um papel decisivo nesse desenvolvimento. É-lhes pedido que:

... Acompanhem regularmente as actividades dos seus educandos,

• Incentivando-os na realização das tarefas escolares;
• Consultando com eles cadernos e livros.

... Os ajudem a desenvolver hábitos de trabalho e atitudes de cooperação nomeadamente,

• Assiduidade, pontualidade e cumprimento atempado das suas obrigações escolares;
• Respeito pelo trabalho dos colegas e disponibilidade para a entreajuda.

... Sigam atentamente as informações fornecidas pela escola, no que se refere a:

• Actividades desenvolvidas pela escola;
• Faltas dos educandos;
• Resultados da avaliação contínua;
• Outras comunicações.

... Contactem com os professores, para trocar opiniões sobre aspectos relacionados com:

• A integração na vida escolar dos seus educandos;
• O processo de aprendizagem.

... Facilitem contactos e pesquisa de informações, quando os alunos:

• Para isso forem solicitados pelos professores;
• Manifestem o desejo de o fazer.

... Conheçam os planos de estudo e sua organização, de modo a poderem orientar os seus filhos na tomada de decisões sobre as alternativas que o percurso escolar vai oferecendo, nas suas diferentes etapas.

... Colaborem na vida da escola, conhecendo e participando na elaboração do projecto educativo e do plano anual de actividades.

A todos os pais e encarregados de educação assiste o direito de participar no processo educativo dos seus filhos. Esta participação pode assumir duas formas distintas:

• Individualmente, enquanto encarregado de educação de um aluno de determinada escola;
• Enquanto membro de uma associação de pais e encarregados de educação.

No 1º caso, os pais e encarregados de educação podem intervir directamente:

• Contactando com o professor, no período reservado ao atendimento de pais e encarregados de educação, em qualquer momento do ano lectivo;
• Participando em actividades promovidas pela escola, no âmbito da Turma, ou nas actividades de complemento curricular;
• Colaborando com os técnicos de orientação escolar e profissional, em acções de informação e sensibilização, nomeadamente contribuindo com o relato da sua experiência profissional;
• Acompanhando e participando activamente no percurso escolar do seu educando, designadamente quanto ao processo de avaliação.



No 2º caso, os pais e encarregados de educação, através da sua representação institucional - a Associação de Pais -, podem manter contactos com a escola e a comunidade educativa em diversas modalidades e momentos:

• Através da integração nos seguintes órgãos: Conselho Geral e Conselho Pedagógico do Agrupamento;
• Em reuniões com o órgão de gestão/Director para tratar assuntos relacionados com o processo educativo dos alunos e a vida da escola;

Facilmente nos apercebemos que, cada vez mais, os pais e os encarregados de educação - individualmente ou em associações - são chamados a intervir no processo educativo dos seus filhos ou educandos a nível da escola.

Esta mudança de atitude da escola, antes tradicionalmente fechada sobre si e sobre os seus métodos e programas, reclama que os pais e os encarregados de educação tenham também uma nova postura perante a escola. Neste processo de envolvimento dos pais na escola assumem particular importância as Associações de Pais.

Na Escola como em Casa há um lugar que é dos Pais!
CONTAMOS CONTIGO PORQUE A ESCOLA FAZ-SE COM TODOS!

* texto CONFAP

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